Projeto busca redução do uso de copos descartáveis na escola

O projeto, denominado PET3R, visa a redução do uso de copos descartáveis na escola, sob a ótica da educação ambiental e promovendo o uso racional. Para que isso seja possível, foram adotadas participações em sala de aula para discutir desde o histórico da criação do plástico até sua importância, destacando o grande impacto ambiental do uso excessivo e não racional do plástico.


A meta do projeto é a redução em, pelo menos, 30% do consumo de copos na escola até o final do ano. Para tanto, além das intervenções em sala de aula, é incentivado o apoio da família em algumas tarefinhas que as crianças levam para casa (simples e que não ocuparão muito tempo), e também para o envio de garrafinhas ou copos para o uso no dia-a-dia na escola.

Amostragem no CIEM

Em média, no Brasil, uma pessoa está consumindo 3 copos descartáveis por dia. Durante uma  semana os bolsistas do grupo PETBiologia (ICB-UFG) coletaram nas lixeiras do CIEM todos os copos descartados. Nesta primeira amostragem foram coletados 7.994 copos, levando em consideração o número médio de  743 pessoas que frequentam o local por dia chegamos a uma média de 2 copos por pessoa por dia.

Precisamos repensar e mudar de atitude!
Já são 8,3 bilhões de toneladas de plástico produzidos no mundo, e o Brasil está entre os 20 países que mais descartam plástico indevidamente.
Como curiosidade, mais de 15 países já proibiram o uso de plásticos, e dentre eles está Ruanda (país do continente Africano) que já proibiu a produção, venda, uso e importação de sacos plásticos desde 2008.
O que falta para nós, brasileiros, tomarmos uma atitude em prol do meio ambiente também?
O que falta para nós, família CIEM, para mudar nossos hábitos e reduzirmos o consumo de copos plásticos?

Referências
www.marsemfim.com.br/paises-que-baniram-o-plastico
www.beegreen.eco.br/o-impacto-do-copo-plastico-descartavel-no-meio-ambiente
www.sicon.org.br/noticias/6049-falando-de-sustentabilidade-copos-descartaveis
www.bbc.com/portuguese/geral-42308171
www.menos1lixo.com.br/posts/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-copo-do-menos-1-lixo

Postagens Recentes
Contato

Em breve retornaremos seu contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt