Pão colorido

Fazer pão em casa pode parecer algo difícil e trabalhoso, mas acredite: essa receita é muito simples e é um ótimo começo para quem quer se aventurar no mundo da panificação. Além disso, pode ser uma ótima oportunidade de chamar os pequenos para colocar a mão na massa.

Cozinhar é uma das maneiras mais eficientes para manter uma boa relação com a comida. Convidar as crianças a fazer receitas para que elas possam sentir e ver a transformação de ingredientes contribui para entender e respeitar o alimento. É incrível ver que, ao juntar farinha, fermento, óleo, açúcar e sal, conseguimos fazer uma massa e que, depois de sovar e assar, a mistura se transforma em um pão dourado, que perfuma a casa inteira.

Corantes naturais

Você pode colorir pães, bolos e biscoitos apostando na verdadeira cor dos alimentos. Os ingredientes naturais podem substituir os corantes de uma maneira mais saudável e nutritiva. Veja como usar:

– Frutas – Bata a fruta no liquidificador ou processador, com o mínimo de água possível. Se der para fazer sem acrescentar água nenhuma, melhor. Passe a mistura por uma peneira.

– Legumes e verduras – No processador ou liquidificador, junte o legume ou verdura com 1/2 copo de água e bata até liquidificar.

Para concentrar as cores, leve as misturas ao fogo médio, mexendo até que a água evapore e deixe apenas um purê espesso na panela. Depois, é só acrescentar ao preparo.

Você pode fazer…
… corante laranja com cenoura.
… corante vermelho com morango.
… corante verde com espinafre.
… corante amarelo com manga.
… corante roxo com beterraba.

Receita

Ingredientes:

1 xícara (chá) de cenoura ou beterraba em rodelas ou 1/2 maço de espinafre

1/2 xícara (chá) de água

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1/4 de xícara (chá) de óleo

10 g de fermento instantâneo para pão

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:

No liquidificador, bata a hortaliça escolhida com 1/2 xícara de água. Em uma tigela, junte a farinha integral, o óleo, o sal, o açúcar, o fermento e a mistura de hortaliça e água. Com uma colher de pau, mexa bem até incorporar todos os ingredientes. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até que a massa desgrude levemente das mãos. Sove por cinco minutos. O resultado é uma massa mais úmida mesmo. Com as mãos enfarinhadas, faça bolinhas de mais ou menos 40 g e distribua-as em uma assadeira deixando uma pequena distância entre elas. Cubra com um pano de prato úmido e deixe crescer por uma hora e meia. Preaqueça o forno a 180ºC e asse os pães por 20 minutos ou até dourar.

Postagens Recomendadas
Contato

Em breve retornaremos seu contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt