PARTICIPAÇÃO DOS PAIS

A participação contínua e efetiva dos pais é fundamental à obtenção dos objetivos educacionais. O Colégio toma como pressuposto que os pais de seus alunos conheçam e aceitem a orientação geral e as peculiaridades do seu sistema educacional e administrativo. A participação dos pais deverá manifestar-se especialmente da seguinte forma: – zelando para o cumprimento, pelo aluno, de todos os seus deveres previstos no item “Normas de Funcionamento”; – tomando conhecimento das comunicações do colégio e assinando diariamente a agenda escolar do aluno: – tarefas de casa – todas as tarefas extraclasses sejam dos Cadernos ou outras são de responsabilidade do aluno com supervisão dos Srs. pais. Portanto é indispensável o acompanhamento domiciliar diariamente, comparecendo às reuniões, quando convocados, ou por iniciativa própria para tratarem de situação individual do educando sob sua responsabilidade, avisando com antecedência a impossibilidade de comparecimento; – cooperando para a manutenção do bom nome do Colégio reportando à Coordenação ou Direção qualquer irregularidade que tiver conhecimento; – cumprindo todas as obrigações contratuais previstas para a prestação de serviços educacionais por este Colégio; – incutindo no educando também a responsabilidade e compreensão nítida da necessidade de respeito ao trabalho, aos professores, às exigências disciplinares e aos horários da escola.

NORMAS DE FUNCIONAMENTO

Horário de aula

A pontualidade é essencial à formação do aluno e ao bom aproveitamento escolar. Por isso, sugerimos que o aluno chegue ao Colégio pelo menos 10 minutos antes do início das aulas.

Período da manhã – início -07:15h

Período da tarde – início -13:15h

Ao tocar o sinal o aluno deverá estar em classe ou dirigir-se imediatamente para a mesma. O aluno só poderá ausentar-se da sala de aula em casos de extrema necessidade e com autorização do professor. 

Ausências e dispensas

Para sair do Colégio antes do término das aulas, são necessárias as autorizações dos pais ou responsáveis, por escrito na agenda. Por uma questão de segurança dos alunos e tranquilidade da família, “dispensas” por telefone não serão aceitas. O aluno e a família devem ter um controle das faltas, justificadas ou não, para que não ultrapasse o limite permitido, até 25 %.

Atenção: Educação Física – O aluno será considerado retido ao final do ano letivo apresentando frequência inferior a 75%.

Agenda Escolar

Qualquer comunicação entre escola / família, no que se refere ao aluno, será feita, na maioria das vezes, por meio desta. FAVOR EXAMINÁ-LA DIARIAMENTE. Outra forma de comunicação é o “email”, por isso mantenha seu endereço eletrônico sempre atualizado. – o uso diário da agenda é obrigatório para todos os alunos. O aluno deverá mantê-la em ordem e apresentá-la sempre que solicitada. Em caso de dano ou perda, o aluno deverá adquirir outra agenda. A falta desta acarretará em orientações da coordenação.

Uniforme

O uniforme é obrigatório, mesmo em atividades extraclasse. A incidência da falta de uniforme poderá acarretar sanções disciplinares. Todas as peças do uniforme devem ter identificação. O colégio não se responsabiliza por peças extraviadas. É PROIBIDO PINTAR, CORTAR CAMISETAS, CALÇAS, BLUSÕES, DE FORMA QUE VENHA DESCARACTERIZAR O UNIFORME DO COLÉGIO.

Atenção Especial:

Nos dias mais frios, o CIEM tem o agasalho personalizado para aquisição. Caso, o aluno use outro, esclarecemos que não é permitido o uso de capuz.

Material Escolar

É imprescindível que o aluno traga todo material necessário, em ordem, para acompanhar as aulas e assim obter bom aproveitamento. Todo o material deverá ter o nome completo do aluno. O aluno que estiver sem o material será encaminhado à Coordenadora para orientação e na reincidência estará sujeito às sanções disciplinares.

Sala de Aula

A sala de aula é o espaço onde o aluno e seus colegas desenvolvem os trabalhos ao longo do ano letivo, por isso é essencial que seja respeitada, mantida em ordem e limpa. Por ser um espaço coletivo, o direito de todos deve ser respeitado. Professores e alunos devem conviver dentro dos limites impostos pela solidariedade, portanto toda indisciplina e falta de respeito não serão tolerados. O aluno que não respeitar esse padrão de comportamento será encaminhado à Coordenação para as devidas orientações.

Direitos dos Alunos

São direitos dos alunos:

  1. ser respeitado por colegas, funcionários e professores;
  2. ser considerado e valorizado em sua individualidade sem comparações nem preferências;
  3. ser respeitado sem discriminação de credo religioso, convicção política, raça ou cor;
  4. ser orientado em suas dificuldades;
  5. ser ouvido em suas queixas e reclamações;

Deveres dos Alunos (sanções disciplinares)

São deveres dos alunos:

  1. Comparecer pontualmente às aulas, avaliações e atividades preparadas e programadas;
  2. Executar as tarefas de classe e de casa, na forma designada pelos professores;
  3. Tratar com respeito os professores, colegas e funcionários;
  4. Manter seu material escolar em ordem, de modo a poder utilizá-lo quando necessário;
  5. Justificar sua ausência quando solicitado;
  6. Apresentar-se com asseio e devidamente uniformizado;
  7. Reembolsar os danos causados na escola, às instalações ou material desta ou de terceiros;
  8. Atender à convocação da direção e professores.
  9. Participar ativamente das aulas e atividades.

Medicamentos

Com o objetivo de resguardar nossos alunos, em relação à saúde e ao bem estar, trabalhamos contra a automedicação e a favor do uso racional de medicamentos em nosso colégio. Sendo assim, todo medicamento que o aluno necessitar, deverá ser administrado somente mediante comunicado por escrito pelos responsáveis.

Doenças

Solicitamos que comuniquem ao colégio em caso de doença infecto-contagiosa.

Lanche

A criança pode trazer o lanche de casa ou adquirir o KIT LANCHE saudável na cantina. Pedimos que sigam as sugestões para que possamos incentivar hábitos saudáveis de alimentação.

Aniversários

Os aniversários podem ser comemorados na escola na última sexta-feira do mês e no horário do lanche. Precisam ser simples, com a presença só dos pais e irmãos .

Convite entregue na escola para festas em outros locais devem ser estendidos à todos os alunos da classe. Caso queiram convidar apenas alguns amigos de outra turma, a família entrará em contato com essas crianças e a escola não fará a mediação.

Brinquedos

As crianças só podem trazer brinquedos de casa para a escola na sexta-feira.  Evitar aparelhos eletrônicos como: celulares e tablets. Não são permitidos brinquedos que instigam a violência. Caso o (a) aluno (a) traga será recolhido pela coordenação.

Calendário Anual

O calendário anual encontra-se fixado na agenda escolar do aluno à disposição das famílias.

Contato

Em breve retornaremos seu contato.

Não pode ser lido? Mude o texto.