PROJETOS DE 2014 Home> Projetos de 2014
PROJETO - VOLTA ÀS AULAS

DATAS COMEMORATIVAS !

Início dia 27 de Janeiro, 2014

Receber a clientela escolar (alunos[as] e pais) de maneira alegre e eficaz.

OBJETIVO GERAL:

• Tornar a escola um lugar atrativo para o aluno, a fim de que ele se sinta seguro a conhecer os(as) professores(as) e colegas;
  • Apresentar ao aluno uma escola organizada, alegre e eficiente, onde existem regras e combinados, onde os(as) professores(as) ensinam, mas também aprendem de forma harmoniosa e prazerosa.

Mês de Janeiro

Confraternização Universal
Dia Mundial da Paz

Dia do Fotógrafo

Dia do Astronauta

Dia dos Adultos

Dia do Carteiro

Dia Mundial do Mágico

Mês de Fevereiro

Dia do Gráfico

Dia do Atleta Profissional

Dia do Repórter

Realizada a 1ª transmissão a cores pela TV Brasileira (1972)

Dia da Extinção da Discriminação Racial

Promulgada a 1ª Constituição Republicana Brasileira (1891)

* No Brasil, as Capitanias recebem oficialmente o nome de Províncias (1821)

1° Carnaval com desfile no Rio de Janeiro

PROJETO - DIA DA ALEGRIA - CARNAVAL

TEMA:

Dançando com a magia do Carnaval

OBJETIVO GERAL:

Promover atividades lúdicas que estimulem a compreensão da Festa do Carnaval como cultura, estimulando a socialização e desenvolvimento na primeira semana de aula.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Trabalhar o tema através da ludicidade, utilizando a música e dança;
  • Explorar a criatividade utilizando materiais diversos;
  • Despertar na criança a participação através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua interação e descontração estimulando o seu processo de ensino aprendizagem;
  • Desenvolver sua linguagem oral e escrita e seu raciocínio motor e físico.

JUSTIFICATIVA:

O projeto Dançando a magia do carnaval nasce concomitante com a primeira semana de aula, mas conhecida como de adaptação.

O projeto pretende abordar a festa de carnaval, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer e criar em meio à ludicidade.

Sendo assim, criança reconhecerá o Carnaval como festa típica e rica em sua cultura, que encontra nos movimentos da música e da dança a diversidade do Brasil.

PROJETO ANUAL - EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Educação Infantil Nivel 3

Orçamento Familiar:

O Livro é composto de atividades que desenvolvem a percepção da criança para a necessidade de lidar com o tempo de forma equilibrada.

A criança é levada a refletir também sobre o sentido da palavra riqueza, a importância relativa do dinheiro e a necessidade de valorizar conquistas cotidianas materiais e não materiais - além de propiciar à criança o contato com o conceito do trabalho como parte saudável da vida.

As ilustrações, criadas especialmente para a coleção por Ariel Fajtlowicz, fazem referência ao livro: O menino, o Dinheiro e a Formigarra.

Ensino Fundamental I - 1° Ano

Orçamento Familiar:

Neste volume, a família destaca-se como tema. São abordadas a diversidade, a relação entre seus membros e a importância do respeito e da colaboração.

As atividades propostas trabalham questões-chave para o equilíbrio financeiro, como: orçamento familiar, pesquisas e comparações de preços, discernimento entre gastos necessários e supérfluos e a importância de poupar.

Ensino Fundamental I - 2° Ano

Sonhos Materiais e Não Materiais

Este volume traz noções iniciais sobre temas importantes, como a diversidade socioeconômica existente, a diferença entre sonhos materiais e não materiais e o valor das necessidades e dos sonhos.

As atividades propostas trabalham, por exemplo, o modo de administrar a mesada/semanada, estimativas e estabelecimento de prazos.

Ensino Fundamental I - 3° Ano

Recursos Naturais e Financeiros

Neste volume, conceitos importantes ligados à sustentabilidade ambiental e financeira são introduzidos, incentivando os alunos a refletir, por exemplo, a respeito do consumo familiar de energia elétrica, da responsabilidade no uso dos recursos naturais e do combate ao desperdício. Fala-se, num contexto adequado ao aluno, do consumo consciente e dos 5 Rs.